sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Semana de Prevenção da Dengue
O combate ao Aedes Aegypti no Distrito Federal será intensificado com a realização da Semana de Prevenção da Dengue, de 20 a 25 de setembro. “O objetivo é mobilizar Governo e sociedade para prevenir a dengue em casa, no trabalho e no meio ambiente em geral”, afirma Ailton Domício, coordenador do Programa de Prevenção e Controle da Dengue da Secretaria de Saúde.
A abertura oficial será dia 20. Para o dia 21 está prevista uma grande mobilização na rede pública de ensino, com discussões e debates em todas as escolas, além de vistorias para buscar focos do mosquito transmissor da dengue. “Queremos que alunos, professores, pais e funcionários das escolas assumam o compromisso de fazer o mesmo em casa, com ênfase para a
prevenção e necessidade de cada um fazer sua parte”, destaca Ailton Domício.
Nos dias 22 e 23 o foco será o ambiente de trabalho. Trabalhadores de empresas em geral deverão reservar meia hora para buscar possíveis criadouros do Aedes Aegypti. Sábado e domingo – 24 e 25 de setembro – o cidadão deverá atuar em casa, eliminando tudo que propicie a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Serão realizadas panfletagens em locais de grande movimentação de pessoas como a Rodoviária do Plano Piloto. O Metrô participará com a veiculação de mensagens sobre prevenção da dengue no sistema de som dos trens.
Segundo Ailton Domício, os 15 Grupos Executivos Intersetoriais de prevenção da dengue, responsáveis pelo combate em todas as cidades do DF, estão se mobilizando para organizar a programação com a participação da comunidade. Os grupos tem a participação da Secretaria de Saúde, Administrações Regionais, SLU, Agência de Fiscalização e Diretorias Regionais de Ensino.
A Semana de Prevenção da Dengue foi criada por decreto de 11 de julho deste ano. As ações de combate são intensificadas antes do período chuvoso, com o objetivo de impedir aumento de casos da doença. A campanha de prevenção da dengue é realizada de setembro a maio.
Fonte: www.saude.df.gov.br
domingo, 31 de julho de 2011
E as escolas da cidade fazem sua parte
As escolas do Gama atenderam ao apelo da equipe da GEIPLADENGUE e iniciam o segundo semestre com uma grande mobilização de conscientização de nossa comunidade escolar para erradicar o mosquito da dengue em nossa cidade. Várias atividades já estão programadas e à medida que forem ocorrendo estaremos noticiando neste blog. No primeiro semestre tivemos caminhadas nas ruas da cidade, panfletagem no comércio e um efetivo trabalho na sala de aula, temos que continuar com essas ações para que a dengue faça parte do passado em nossa cidade.
DRE – GAMA
3901-3531
sexta-feira, 29 de julho de 2011
É o Gama unido contra dengue
Moradores da quadra 03 e 05 do Setor receberam nos dias 07 e 08 de julho a visita dos agentes comunitários de saúde e técnicos da Vigilância Ambiental. Os profissionais orientaram os moradores sobre a importância de manterem suas residências limpas para evitar a profilação do mosquito. Fiscais da Agefis acompanharam o trabalho e lavram duas notificações em situações de perigo para a propagação da larva do mosquito. A equipe considerou a ação positiva já que população apoiou o trabalho e mostrou que sabe execer sua cidadania. Participaram da ação a Gerência de Atenção Primária, Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Adminitração do Gama, SLU e AGEFIS.
EVITAR A DENGUE É REPONSABILIDADE DE TODOS!
sábado, 2 de julho de 2011
Gama no combate a Dengue
O Geiplandenguegama realiza dia 06 de julho durante o dia, uma ação para combater a dengue nas quadras 03 e 05 do Setor Sul do Gama. Estas quadras foram escolhidas pelo comitê pois apresentaram o maior numero de casos confirmados na cidade.
No dia 06 de julho a Administração do Gama e SLU farão um mutirão de limpeza nas quadras. Agentes de Vigilância Ambiental e Agentes Comunitários de Saúde orientarão os moradores a depositar provisoriamente lixo e entulho que possam servir de criadouro e depósito para a proliferação do Aedes Aegypti na esquina de cada rua.
O lixo e o entulho da quadra 03 do Setor Sul serão removidos no 07 de julho e da quadra 05, no dia 08 de julho. O morador que insistir em depositar lixo ou entulho fora do prazo estabelecido pela ação de manejo, poderá ser notificado.
Em maio foi criado o Grupo Executivo Intersetorial de Gestão do Plano Regional de Prevenção e Contingência da Dengue (GEIPLANDENGUE - GAMA) com o objetivo de elaborar o plano de prevenção e contingência de ações de combate a dengue.
Assinar:
Postagens (Atom)
