sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Semana de Prevenção da Dengue

O combate ao Aedes Aegypti  no Distrito Federal será intensificado com a realização da Semana de Prevenção da Dengue, de 20 a 25 de setembro.  “O objetivo é mobilizar Governo e sociedade para prevenir a dengue em casa, no trabalho e no meio ambiente em geral”, afirma Ailton Domício, coordenador do Programa de Prevenção e Controle da Dengue da Secretaria de Saúde.


A abertura oficial será dia 20. Para o dia 21 está prevista uma grande mobilização na rede pública de ensino, com discussões e debates em todas as escolas, além de vistorias para buscar focos do mosquito transmissor da dengue. “Queremos que alunos, professores, pais e funcionários das escolas assumam o compromisso de fazer o mesmo em casa, com ênfase para a

prevenção e necessidade de cada um fazer sua parte”, destaca Ailton Domício.


Nos dias 22 e 23 o foco será o ambiente de trabalho. Trabalhadores de empresas em geral  deverão reservar meia hora para buscar possíveis criadouros do Aedes Aegypti. Sábado e domingo – 24 e 25 de setembro – o cidadão deverá atuar em casa, eliminando tudo que propicie a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Serão realizadas panfletagens em locais de grande movimentação de pessoas como a Rodoviária do Plano Piloto. O Metrô participará com a veiculação de mensagens sobre prevenção da dengue no sistema de som dos trens.


Segundo Ailton Domício, os 15 Grupos Executivos Intersetoriais de prevenção da dengue, responsáveis pelo combate em todas as cidades do DF, estão se mobilizando para organizar a programação com a participação da comunidade. Os grupos tem a participação da Secretaria de Saúde, Administrações Regionais, SLU, Agência de Fiscalização e Diretorias Regionais de Ensino. 


A Semana de Prevenção da Dengue foi criada por decreto de 11 de julho deste ano. As ações de combate são intensificadas antes do período chuvoso, com o objetivo de impedir aumento de casos da doença. A campanha de prevenção da dengue é realizada de setembro a maio.


Fonte: www.saude.df.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário